Alguém viu o pelourinho de Alhandra?

O pelourinho de Alhandra anda “desaparecido” há muitos anos. Quando é que câmara de Vila Franca de Xira vai dar dignidade a um monumento com esta importância para a nossa vila?

De acordo com o “roteiro turístico nº 7 – Núcleo Histórico de Alhandra” da câmara de Vila Franca de Xira (acessível para download à data de hoje através do site da câmara): “Em 1893 foi apeado e o Farmacêutico Alhandrense, Abel Pereira Botto, recolheu as suas peças e depositou-as na Quinta dos Bichos. Após uma intervenção de limpeza e conservação em 2000, pretende-se reimplantar na Praça 7 de Março o pelourinho, local de onde é originário. Classificado como Imóvel de Interesse Público (Dec. N.º 23 122, DG 231, de 11 de Outubro de 1933)”

De acordo com o site monumentos.gov.pt: “Os elementos que constituem o Pelourinho estão armazenados num pátio pertencente à Junta de Freguesia.”; “CMVFX: 2001 – limpeza e restauro dos elementos originais (base, metade inferior do fuste, nó, capitel e remate)”

Em 2008 José Rodrigues escreve no jornal O Mirante o seguinte artigo: https://omirante.pt/semanario/2008-01-03/o-mirante-dos-leitores/2008-01-03-o-pelourinho-de-alhandra–um-crime-patrimonial-por-resolver

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: