Aumento da Capacidade Instalada da Cimpor em Alhandra

Está a decorrer desde 31 de agosto de 2020 uma consulta em análise do projeto para aumento da capacidade instalada de coprocessamento de Resíduos Não Perigosos e alargamento da tipologia de resíduos não perigosos autorizados, para coprocessamento como combustíveis alternativos nos fornos da Cimpor de Alhandra.

Esta consulta pública permite que qualquer pessoa possa consultar a documentação relativa ao pedido de Licenciamento Único de Ambiente solicitado pela Cimpor. Ao entrarmos no site, onde é possível efetuar esta consulta, constatamos que, no momento em que escrevemos este artigo, apenas 9 pessoas seguem este processo e apenas 1 efetuou uma participação através de um comentário. No facebook existem centenas de publicações regulares de Alhandrenses a reclamar com a atividade poluidora da fábrica mas, pelos vistos, o nível de participação não é o mesmo nos organismos oficiais. Deixamos aqui o link para o site, na esperança de um maior envolvimento da população neste processo. O Participa é o portal oficial onde são disponibilizados os processos de consulta pública a cargo do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Nas últimas imagens deste artigo é possível consultar a lista de resíduos que a Cimpor pretende acrescentar aos já licenciados (papel, plástico, têxteis, lamas, etc).

https://participa.pt/pt/consulta/cp-cimpor–centro-de-producao-de-alhandra

“Como referido anteriormente, o presente EIA realiza-se no âmbito do pedido de renovação da Licença Ambiental do Centro de Produção de Alhandra, no qual se pretende realizar o aumento da capacidade instalada licenciada de coprocessamento de Resíduos Não Perigosos (RNP), no forno 6 de 11 para 20 t/h e no forno 7 de 18 para 27 t/h, assim como alargar a tipologia de resíduos para coprocessamento como combustíveis alternativos em ambos os fornos. Esta alteração corresponderá a um máximo de Taxa de Substituição Térmica de RNP de 70% no forno 6 e 90% no forno 7.”

Estudo de Impacte Ambiental para o Centro de Produção de Alhandra – Volume I – Resumo Não Técnico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: